França
A Maison Louis Jadot foi fundada em 1859 por Louis Henry Denis Jadot. O primeiro de sua família, Louis chegou a Beaune vindo da Bélgica em 1794 e logo começou a comprar vinhedos Premier e Grand Cru.
Com o cultivo da uva em sua propriedade, Louis começou a ganhar experiência primeiro nas caves, na avaliação dos vinhos, e depois nas vinhas, no estudo da viticultura.
Hoje, a Maison Louis Jadot é uma das vinícolas mais confiáveis e reverenciadas da Borgonha. Frédéric Barnier, estimado enólogo da Jadot, e sua equipe, equilibram tradição e tecnologia, mantendo sempre a mais pura expressão do terroir de cada vinho.
A Maison possui atualmente 528 acres de vinhedos, incluindo 280 acres dos mais prestigiados lotes Premier e Grand Cru da Cote d’Or.
A Maison Louis Jadot desenvolve seus vinhos em 3 tipos de tanques:
• Tanques de inox fechados, onde os exemplares mais frutados são vinificados.
• Tanques de inox abertos e verticais, onde os vinhos 1er crus são elaborados.
• Tanques de madeira abertos, onde os grandes vinhos premier crus e grand crus são vinificados.
A vinícola Louis Jadot ganhou o certificado Alto Valor Ambiental aprovado pelo Ministério da Agricultura e admitido à vinícolas que utilizam uma abordagem eco-friendly na vinificação. Esse certificado baseia-se na medição de indicadores como respeito à biodiversidade, estratégia sobre pragas de insetos e gerenciamento adequado de fertilizantes e irrigação.
Louis Jadot Château des Jacques é uma propriedade vinícola localizada na vila de Romanèche-Thorins, na apelação Moulin-à-Vent, no norte de Beaujolais, na França. A propriedade pertence à Maison Louis Jadot desde 1996 e é amplamente reconhecida por sua variedade de vinhos Beaujolais cru. As práticas do Château des Jacques revolucionaram a vinificação de Beaujolais, aplicando métodos da Borgonha que já foram tradicionais na região. Estes incluem macerações longas, leveduras selvagens para fermentação e envelhecimento em barricas de carvalho. Esses processos criam vinhos que podem envelhecer por décadas na garrafa.