Itália
Bem-vindo à Duca di Salaparuta, uma referência na cultura vinícola siciliana, com uma história de quase dois séculos e uma visão incrível do futuro. Fundada em 1824 por Giuseppe Alliata di Villafranca, Príncipe do Sagrado Império Romano, Gran Duque da Espanha e o primeiro Duque de Salaparuta, a empresa produz vinhos que refletem a riqueza e a diversidade da terra e das uvas sicilianas, do clássico ao moderno, do elegante ao ousado. Seus produtos são reconhecidos pela excelência e distinção, tendo recebido prêmios e elogios de alguns dos mais prestigiados críticos e concursos de vinhos nacionais e internacionais.
A empresa possui três propriedades na Sicília: Risignolo, Vajasindi e Calanica. Cada propriedade tem seu próprio charme e identidade, refletindo as diferentes paisagens e climas da Sicília.
A Duca di Salaparuta sempre se destacou pela inovação na cena vinícola siciliana, experimentando novos estilos e técnicas de produção. A marca criou vinhos que expressam os diferentes terroirs e uvas da Sicília, das variedades nativas às internacionais. Entre elas, estão a Nero d’Avola, Frappato, Inzolia, Grillo, Chardonnay, Merlot e Syrah. Além disso, a empresa lançou uma série de vinhos de vinhas únicas, que destacam as características particulares de cada localização, selecionadas pela sua qualidade e personalidade. Esses vinhos cativaram os paladares e os corações de muitos enófilos e profissionais, que os apreciaram por sua personalidade e caráter.
A Duca di Salaparuta está comprometida com a sustentabilidade ambiental, social e econômica, a fim de garantir que seus produtos sejam da mais alta qualidade, proteger sua área local e construir uma cultura social. É a primeira empresa na Sicília a obter duas certificações de sustentabilidade: VIVA e Equalitas. Essas certificações avaliam a sustentabilidade ambiental e o impacto de suas atividades em sua área local, em termos de proteção da biodiversidade, valorização da paisagem e os possíveis impactos sociais e econômicos.
As certificações também exigem que a empresa implemente um conjunto de boas práticas de trabalho, sociais, econômicas, ambientais e de comunicação, com o objetivo de aumentar seu desempenho ao longo do tempo e melhorar continuamente seu desempenho em sustentabilidade.
A vinícola escolheu esses padrões não apenas para mostrar sua dedicação à criação de produtos sustentáveis, mas também para comunicar e compartilhar informações transparentes e confiáveis aos seus consumidores.